Em algumas situações não é possível encontrar espermatozoides no ejaculado, o que chamamos de AZOOSPERMIA. A azoospermia é uma das principais causas de infertilidade masculina, sendo caracterizada pela ausência de espermatozoides no sêmen. Ela é uma consequência de alguma doença ou condição que afeta o transporte dos gametas masculinos. Apesar da alteração no sêmen, a sua aparência continua a mesma. Nesses casos, podemos recorrer aos procedimentos de extração de espermatozoides diretamente no epidídimo (PESA) ou testículos (TESA).
A Aspiração Percutânea de Espermatozoide do Epidídimo (PESA) é indicada para os casos de azoospermia obstrutiva e homens que fizeram vasectomia. Na PESA, os espermatozoides são coletados diretamente dos epidídimos. Para isso, uma agulha fina aspira uma amostra do fluido seminal, que é analisado pelo laboratório para confirmar a presença de espermatozoides.
A Extração de Espermatozoides Testiculares (TESE) é recomendada para homens diagnosticados com azoospermia não obstrutiva. Na TESE, os espermatozoides são coletados diretamente dos testículos.
Em ambas as técnicas, o procedimento é simples e pouco invasivo, sendo realizado na própria clínica de reprodução assistida.