A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida que consiste na união de um óvulo com um espermatozoide, do casal ou de um doador de sêmen, para realizar a fecundação no laboratório. O objetivo desse processo é obter embriões de qualidade para aumentar as chances de conseguir uma gravidez.
Processo de Fertilização In Vitro passo a passo:
1 - Estimulação Ovariana:
Com o início do tratamento – que é marcado pelo ciclo menstrual da mulher – inicia-se a estimulação ovariana, que tem uma duração estimada de 10-12 dias. Essa estimulação aumenta as chances de sucesso, já que a mulher, naturalmente, produz apenas um óvulo em cada ciclo menstrual, garantindo, assim, o desenvolvimento de mais de um folículo.
2 - Preparação/Controle Folicular:
O especialista monitora de perto a estimulação por meio de exames de ultrassom controlando o desenvolvimento do ciclo, até verificar se o número e o tamanho dos folículos são adequados.
3 - Punção:
Consiste na aspiração dos folículos para extração dos óvulos sob sedação. Quando os ovócitos estão maduros e alcançaram o momento ideal, realizamos a punção ovariana por meio de ultrassonografia vaginal. É um procedimento simples que não dura mais que 15-20 minutos e que é realizado no centro cirúrgico sob sedação, para evitar qualquer desconforto a paciente.
4 - Fertilização in Vitro:
Consiste em colocar, em laboratório, os óvulos em contato com a amostra de sêmen processada do parceiro ou de um doador.
5 - Cultura Embrionária:
A cultura embrionária dura entre 5 e 6 dias. Após sua fecundação, os embriões iniciam seu desenvolvimento em incubadoras com um meio de cultura que lhes fornece o necessário para seu crescimento.
Durante esse período, os embriologistas observam e analisam o desenvolvimento dos embriões; para poderem avaliar sua qualidade.
6 - Transferência Embrionária:
O útero da paciente é preparado para garantir que o endométrio tem a espessura ideal para receber o embrião e facilitar a gravidez. Posteriormente, o melhor embrião é transferido para o útero através de uma simples intervenção, por via vaginal e que não requer anestesia.
7 - Resultado do beta / Acompanhamento Gestacional:
Se o resultado for positivo, 20 dias depois é realizada uma ultrassonografia de controle na qual é confirmado o saco embrionário.
Uma vez obtida a alta, você pode continuar monitorando a gravidez com seu ginecologista habitual.