Inseminação Intra-Uterina, também conhecido como Inseminação Artificial, é uma forma de tratamento de baixa complexidade. Assim como o coito programado, o ciclo menstrual da mulher é acompanhado através de ultrassonografias. A diferença é que nesta técnica a paciente retorna à clínica em seu período ovulatório para a deposição do sêmen, de seu parceiro ou do doador, em sua cavidade uterina.

O sêmen é processado no laboratório e tem como objetivo selecionar o maior número possível de espermatozoides morfologicamente normais e móveis e concentrá-los em um pequeno volume de material. O sêmen colocado diretamente na cavidade uterina da mulher facilita o encontro dos gametas e a fertilização natural, uma vez que encurta o trajeto dos espermatozoides, os quais teriam que superar uma série de barreiras no trato reprodutor feminino.

A inseminação intrauterina é indicada com algumas ressalvas, ou seja, o tratamento não é bem-sucedido para todos os casais. As chances de sucesso dependem de condições como a idade da mulher, a permeabilidade das tubas uterinas e os parâmetros da amostra seminal.

A taxa de sucesso da inseminação artificial é de cerca de 15% por tentativa.

Abrir Whatsapp
Olá!
Como podemos te ajudar?